Mobilidade Acadêmica Universitária

O projeto tem como tema o progressivo e contemporâneo fenômeno da mobilidade acadêmica internacional, em nível de graduação, no contexto formal da educação em instituições de ensino superior, promovida e realizada no território ibero-americano, e sua relação como as experiências vivenciadas pela nova geração de estudantes, em que pese a compreensão e o significado dado aos Direitos Humanos, à percepção de um mundo globalizado e à ideia de cidadania global. A mobilidade acadêmica é um fenômeno universal presente em diversas áreas do conhecimento e sistemas educacionais e tem cada vez mais relevância no contexto universitário. Além de fortalecer alianças, institucionais e diplomáticas, a mobilidade incrementa o currículo acadêmico e profissional do estudante e pode proporcionar, através da vivência em um novo país, o alargamento da ideia da globalização, o desenvolvimento de competências multiculturais, a observação de novas representações do mundo, percepções sistêmicas e hermenêuticas da sociedade, o conhecimento histórico, geográfico, cultural e de novos saberes. Com o regular acréscimo quantitativo no número de estudantes que se deslocam dentro do território ibero-americano com a finalidade de estudo, torna-se urgente conhecer os programas vigentes e a qualidade destas experiências e como elas têm sido aproveitadas pelos estudantes da atualidade, não apenas no âmbito acadêmico, mas também social e político.



Citar este post
Fabrício Lopes Paula (2018, 9 Abril). Mobilidade Acadêmica Universitária. Mobilidade Acadêmica. Recuperado em 28 de Março de 2024, de https://doi.org/10.58079/rj1t

Autor: Fabrício Lopes Paula

Advogado inscrito na OAB/DF, Brasil, professor de Direito, doutorando em Ciências da Educação na Universidade de Évora, Portugal, e mestre em Direitos Humanos pela Universidade do Minho, Portugal.

2 comentários em “Mobilidade Acadêmica Universitária”

  1. O abstract é bem revelador da pertinência do tema! É uma lufada de ar fresco nos estudos sobre mobilidade académica! Parabéns pela ideia e votos de excelente trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search